headerphoto

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS: LIÇÃO 1 - O PLANO DE DEUS

O que é a plena salvação de Deus? Qual é o seu significado? Por que precisamos ser salvos? Salvos de quê e para quê? Por que deseja Deus salvar-nos e como? O que devemos fazer para sermos salvos? Há uma longa lista de questões a considerar. Procuraremos respondê-las aqui de forma sucinta e você poderá conhecer mais sobre a salvação de Deus. Nesta primeira lição queremos abordar sobre algo que aconteceu na eternidade passada e que talvez você não tenha ouvido antes.

Na Eternidade Passada

O livro de Efésios diz-nos que antes de Deus criar algo, quando estava só, Ele tinha um bom-prazer (beneplácito), um desejo do coração. De acordo com este bom-prazer, Ele fez um plano. A Bíblia chama-o de “o eterno propósito” (Ef 3:11). Deus também fez um arranjo ou uma maneira pela qual pudesse cumprir este propósito eterno. A Bíblia chama tal arranjo de “economia de Deus” ou a “dispensação de Deus” (1 Tm 1:4; Ef 1:10; 3:2). Desse modo, a Bíblia nos revela que na eternidade passada Deus tinha um bom-prazer e uma economia ou um meio para cumprir tal propósito.

O Bom-Prazer de Deus

O que é o bom-prazer de Deus? É simplesmente aquilo que Lhe agrada e O faz feliz. Tudo que Deus tem feito foi segundo este bom-prazer, da mesma forma como você e eu fazemos coisas segundo o que nos agrada e nos faz felizes.

O Propósito Eterno de Deus

O que é o propósito eterno de Deus que é segundo o Seu bom-prazer? O propósito eterno de Deus é ter um grupo de pessoas, um homem corporativo, criado à Sua imagem e semelhança. Deus deseja que este homem seja enchido com Ele mesmo como vida a fim de expressá-Lo e tenha o Seu domínio para representá-Lo. Este é um propósito eterno porque fora planejado por Deus antes do inicio do tempo e jamais mudará.

A Economia de Deus

E o que é a economia de Deus ou a Sua maneira de cumprir este propósito? A maneira de Deus ganhar tal homem corporativo é através de Se dispensar como vida para dentro do homem. Sem dispensar Ele mesmo para dentro do homem, o Seu propósito jamais se cumpriria.

O Inimigo de Deus

Antes porém que Deus pudesse realizar tal dispensar, Satanás, o Seu inimigo, entrou em cena, enganou o homem e injetou nele a sua própria vida e natureza pecaminosas. Com isso, o homem caiu em uma situação lamentável, praticando atos pecaminosos e ainda possuindo uma natureza pecaminosa que o arruinou para o grande propósito de Deus.

A Salvação de Deus

Todavia, Deus não pode ser derrotado! Apesar da queda do homem e do Seu plano ter sido frustrado, Ele ainda o amava e não podia ser demovido do Seu propósito. Daí, Deus agiu para salvar o homem a fim de realizar o Seu propósito eterno. Tal ação é a Sua plena salvação.

(Continua na próxima lição...)

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL
Email: testemunhoatual@gmail.com

Se preferir, faça o download desta lição clicando aqui

Esse trecho foi extraído do Jornal Árvore da Vida n° 8

0 comentários: