headerphoto

A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS - LIÇÃO 2 - A ESCOLHA E A PREDESTINAÇÃO DE DEUS

A ESCOLHA

Deus criou o homem a fim de cumprir o Seu propósito eterno. Antes disso, porém, Ele teve de escolher ou eleger alguns deles dentre bilhões para serem Seus filhos. Assim, antes de Deus criar qualquer coisa, Ele escolheu alguns. Você pode questionar como o sabemos. Bem, a Bíblia assim nos diz em Efésios 1:4 “Assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele...”.
Você poderá perguntar: “Por que Ele me escolheu e não a outro?”. Ele escolheu você porque assim o quis. Porque era algo segundo o Seu bom-prazer e não segundo o quão bom ou capaz você seja. Este versículo diz-nos que Deus nos escolheu em Cristo, não pelo que éramos em nós mesmos.
Segundo a presciência de Deus (1 Pe 1:2), Ele conheceu de antemão quando, onde e de quem nasceríamos. Romanos 9:11 ilustra isso com a história de Jacó. Antes do seu nascimento e antes que tivesse qualquer oportunidade de fazer o bem ou o mal, Deus o escolheu e não seu irmão Esaú. O mesmo ocorre conosco. Não é isso maravilhoso? Tal escolha de Deus é Sua primeira benção dada a nós e todos devemos agradecê-Lo por isso.

A PREDESTINAÇÃO DE DEUS

Depois de nos escolher, Deus nos predestinou para sermos Seus filhos. “Predestinar” significa “marcar de antemão”. Antes de nos criar, Deus colocou Sua marca sobre nós como sinal de que pertencemos a Ele. Você não consegue ver qualquer “marca” em você, mas Deus consegue, Satanás também. Deus conhece, Satanás conhece, e até mesmo os anjos conhecem que somos os eleitos e marcados por Deus antes do inicio dos tempos, a fim de conter Deus e expressá-Lo como Seus filhos.

A FILIAÇÃO

O alvo da escolha e predestinação de Deus é a “filiação”. Na Bíblia, esta palavra significa duas coisas principais: maturidade na vida de Deus e a posição para herdar tudo o que Deus é e tem. Não significa somente ser filhos. Uma criança tem a vida de seu pai, mas por não estar totalmente crescida, não pode herdar tudo o que seu pai tem para lhe dar. Ela estará apta para receber a herança quando crescer e estiver madura. De semelhante modo, Deus nos escolheu para sermos Seus filhos, cheios da vida divina, crescidos e maduros. Você pode possuir a vida divina do Pai, que o torna Seu filho. Mas Deus não escolheu e nem predestinou você para ser apenas Seu filho, mas, por fim, ser Seu filho totalmente maduro em Sua vida divina. Somente nessas condições estará qualificado para herdar tudo que Ele é e fez por você. Precisamos agradecê-Lo por ter-nos escolhidos, mas ainda precisamos receber Sua vida. Isso nos capacitará a tornar os Seus muitos filhos, crescendo Nele e O expressando (João 1:12).
Após a queda do homem, toda a raça humana se tornou pecadora, filhos do diabo (João 8:44). Mas Deus nos escolheu para sermos Seus filhos. Que maravilhoso! Apesar de não parecermos tanto com Ele, a Sua escolha nos dá a confiança de que um dia seremos os muitos filhos de Deus totalmente crescidos, cheios da Sua vida para expressá-Lo e cheios do Seu domínio para representá-Lo. Tal expressão de Deus é a igreja hoje, o Corpo de Cristo, e será a Nova Jerusalém no futuro.

(Continua na próxima lição...)

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES EM SEU E-MAIL
Email: testemunhoatual@gmail.com

Se preferir, faça o download desta lição clicando aqui

Esse trecho foi extraído do Jornal Árvore da Vida n° 9

0 comentários: